Elias Junior - O Repórter Invisível

Aguarde, carregando...

Sábado, 06 de Dezembro 2025

Política

Câmara Dos Deputados aprova projetos que ampliam cuidados e atenção com a saúde da mulher

Deputado atuante

Repórter Invisível
Por Repórter Invisível
Câmara Dos Deputados aprova projetos que ampliam cuidados e atenção com a saúde da mulher
Ascom deputado Henderson Pinto
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), propostas que beneficiam as mulheres de todo o país, dentro da programação do Outubro Rosa 2025, voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Foram três projetos aprovados: alterar a lei que trata das ações para prevenção e detecção de câncer feitas no Sistema Único de Saúde (SUS); mamografia anual no SUS para mulheres a partir dos 40 anos de idade; e por último, o que garante o acesso de mulheres a exames que identificam mudanças genéticas que podem aumentar em 80% o risco de desenvolvimento de câncer de mama. Os projetos seguem para a análise do Senado.

“São projetos importantes que reforçam a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero no SUS. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Vamos seguir trabalhando por mais saúde, cuidado e dignidade para todas as mulheres”, comentou o deputado federal Henderson Pinto, logo após as aprovações.

Recentemente, a Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPOVOS) da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao projeto de lei número 2602/24, de autoria do deputado federal Henderson Pinto que prevê acesso facilitado e mais rápido, a exames mamográficos realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres ribeirinhas e de áreas rurais.

Leia Também:

O projeto contempla acesso integral e tempestivo aos exames específicos, segundo a periodicidade e as recomendações regulamentares, mediante a instalação de mamógrafos em unidades móveis fluviais e terrestres.

Ascom deputado Henderson Pinto

FONTE/CRÉDITOS: Ascom deputado Henderson Pinto
Comentários:

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Repórter Invisível
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )