Aguarde, carregando...

Domingo, 14 de Junho 2026
Regionais

Deputado Henderson Pinto aciona Governo Federal para agilizar ações de combate à seca na região Oeste do Pará

Deputado em ação

Repórter Invisível
Por Repórter Invisível
Deputado Henderson Pinto aciona Governo Federal para agilizar ações de combate à seca na região Oeste do Pará
Ascom Deputado Henderson Pinto
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Em um gesto de solidariedade e reafirmando seu compromisso com a população da região Oeste paraense, o deputado federal Henderson Pinto acionou ministérios do Governo Federal para viabilizar recursos e ações de assistência de combate à estiagem que atinge Santarém e demais municípios da região. No último domingo 8, o nível do Rio Tapajós chegou à marca de 94 centímetros, e está a 38 cm da menor marca já registrada em Santarém. 

Os pedidos foram encaminhados aos ministros Wellington Dias, de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil; Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional do Brasil e André de Paula, da Pesca e Aquicultura.

“Diante da situação crítica de estiagem que os municípios da região Oeste estão vivendo, prejudicando a agricultura, o acesso direto à água potável e causando dificuldades econômicas significativas no dia a dia da população, acionei ministérios do Governo Federal para que medidas efetivas sejam tomadas o mais rápido possível para amenizar essa grave situação que afeta a nossa população", afirmou o parlamentar.

Leia Também:

A estiagem prejudica principalmente o escoamento de grãos, uma vez que carreteiros esperam dias e até semanas para descarregar. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, decretou situação de emergência devido à estiagem, que afeta também diversas comunidades ribeirinhas da região. 

A seca também tem impactado a pesca, com a exposição das redes de pesca devido à diminuição do nível da água. "É uma situação complexa, por isso nosso mandato está comprometido e empenhado em propor soluções e fortalecer parcerias, seja com o governo federal, estadual e prefeituras, para minimizar os problemas decorrentes desta situação", finaliza Henderson Pinto.

*Reunião de alinhamento*

No início da semana, Henderson Pinto participou de uma 
reunião de alinhamento com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel Feijó, e com os prefeitos de Santarém, Nélio Aguiar, de Itaituba, Valmir Climaco, e representantes da Defesa Civil do Estado para alinhamento das ações de enfrentamento à seca nos rios da região Oeste, que focará neste primeiro momento no atendimento social e no fornecimento de água potável e alimentos para a população mais atingida.

Participaram também da reunião, os secretários regionais de governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, e do Tapajós, Hilton Aguiar.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Deputado Henderson Pinto

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Repórter Invisível
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR