Elias Junior - O Repórter Invisível

Aguarde, carregando...

Sábado, 06 de Dezembro 2025

Regionais

Henderson Pinto defende produtores de cacau em Brasília

Deputado atuante

Repórter Invisível
Por Repórter Invisível
Henderson Pinto defende produtores de cacau em Brasília
Ascom Henderson Pinto
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O deputado federal Henderson Pinto defendeu durante uma audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), em Brasília, os produtores de cacau brasileiros e pediu a revogação da Instrução Normativa (125/2011) do Ministério da Agricultura, que gerou consequências na produção nacional de cacau, especialmente no que se refere à sanidade das plantações e às regras de controle fitossanitário.

A IN revogou uma exigência fitossanitária para a importação de amêndoas do cacau provenientes da Costa do Marfim, que elimina a exigência do tratamento com brometo de metila, produto utilizado no controle de pragas da lavoura comuns na África, o que pode afetar a sustentabilidade e a competitividade da cacauicultura no Brasil.

O parlamentar comenta que a norma traz riscos sanitários e econômicos para o cacau nacional.

Leia Também:

“O cacau brasileiro está em risco. O Brasil levou anos para ter a melhor amêndoa do mundo, com destaque para a que é produzida na região da Transamazônica, no Pará. O nosso objetivo é proteger o produto e assegurar que ele continue com qualidade e que seja sustentável, explicou.

De acordo com a Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), a produção da amêndoa gera mais de 900 mil empregos diretos e indiretos e sustenta cerca de 100 mil famílias produtoras em todo o país. Além disso, está presente em todo o território nacional, com destaque para os estado do Pará, Bahia, Espírito Santo e Rondônia, reforçando a sua importância econômica para o país.

Além de parlamentares, a audiência pública teve a presença de produtores rurais, sindicatos rurais, representantes de federações de agricultura e pecuária, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entre outros.

Henderson Pinto já articula uma audiência no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para discutir o tema. “Estamos do lado dos nossos produtores e vamos lutar para que essa questão seja solucionada o quanto antes. Queremos os produtores produzindo e gerando emprego e renda para o Brasil, sem riscos e ameaças”, explicou.

Ascom Henderson Pinto

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Henderson Pinto
Comentários:

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Repórter Invisível
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR