Elias Junior - O Repórter Invisível

Aguarde, carregando...

Sábado, 15 de Novembro 2025

Política

Henderson Pinto lidera comitiva de pescadores do Pará durante audiência pública em Brasília

Deputado atuante

Repórter Invisível
Por Repórter Invisível
Henderson Pinto lidera comitiva de pescadores do Pará durante audiência pública em Brasília
Ascom Henderson Pinto
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

O deputado federal Henderson Pinto liderou uma grande comitiva de pescadores e representantes do setor que se reuniram em Brasília nesta quarta-feira, 20 de agosto, para participar de uma audiência pública que discutiu temas de interesse dos pescadores artesanais de todo o Brasil, com destaque para o Decreto nº 12.527/2025 e a Medida Provisória 1.303/2025, que alteram as regras do Seguro-Defeso e impõem uma série de restrições aos pescadores de todo o Brasil. 

O parlamentar, que tem a pesca como uma de suas bandeiras e integra a Comissão Mista que analisa as pautas, mobilizou representantes do setor pesqueiro, lideranças e parlamentares em busca de uma solução definitiva, a fim de evitar retrocessos para classe. Ele pediu a supressão do Artigo 71 da MP 1303.

“A pesca é uma das prioridades do nosso mandato, por isso não vamos permitir retrocessos. Peço ao relator a supressão do Artigo 71, porque precisamos preservar direitos. Continuarei defendendo os interesses dos nossos pescadores e trabalhando por mais políticas públicas para fortalecer o setor. Agradeço a mobilização da classe e o esforço que fizeram para participar deste momento tão importante. A união faz a força”, comentou.

Leia Também:

A MP prevê a retirada da atribuição das colônias de elaborarem o cadastro dos pescadores para poderem receber esse benefício, que é pago pelo INSS no período que eles não podem pescar por causa da proteção ambiental. De acordo com a MP, esse serviço passará para as prefeituras, o que gerou reclamações da classe.

Henderson Pinto reforçou que as colônias são o principal vínculo desses pescadores artesanais e essa mudança pode trazer sérios problemas para os pescadores. Segundo ele, “a pesca artesanal é uma das atividades mais tradicionais do Brasil, contribuindo para a alimentação e geração de renda de muitas comunidades”. 

A comitiva do Pará contou com a participação de representantes das colônias Z-10, Z-12, Z-15, Mopebam, Sintpesca, Sintape Muaná e Sinpesba.

Ednaldo Rocha, da Associação Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas (Mopebam), agradeceu o empenho e o trabalho de Henderson Pinto pela pesca do Pará.

“Ele conhece a nossa realidade e sabe o quanto é importante para nós termos esse apoio aqui em Brasília. A gente está junto nessa luta, e vamos continuar trabalhando para impedir que a classe seja prejudicada por essas medidas”. 

Os ministérios da Previdência Social, Pesca e Aquicultura e Educação mandaram representantes para participar da audiência pública.

*Ascom Henderson Pinto*

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Henderson Pinto

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Repórter Invisível
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR