Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Carregando jogos...
Ocorrência Policial

JOVENS PROGRESSENSES SE DESTACAM NA GRADUAÇÃO EM Repórter Invisível

Esforço e dedicação

Repórter Invisível
Por Repórter Invisível
JOVENS PROGRESSENSES SE DESTACAM NA GRADUAÇÃO EM Repórter Invisível
Sub Ten Cruz
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 A cidade de Novo Progresso/PA agora passa a ter entre os seus habitantes dois jovens promissores, que se destacaram em Santarém por seu notável desempenho durante a graduação em Direito.

Confira a história. 
Bruno Ari Cardoso Rosa e Gabriela Vitória da Silva é um casal de jovens que concluiu a graduação em direito com louvor no dia 20/1/2022.
“Conheci a Gabriela ainda em Novo Progresso. Logo começamos a namorar e depois nos mudamos para Santarém, a fim de cursarmos Direito”. 
Aprovado no XXXII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, ainda no 9° período da graduação, Bruno é filho do jornalista e comunicador Edio Rosa, e acaba de graduar-se em Direito em Santarém/PA.
Já no terceiro semestre do curso, obteve aprovação em 2° colocado no processo de seleção de residentes do Tribunal Regional Federal da 1° Região. 
Lotado na 2° Vara Federal da Subseção Federal de Santarém, recebeu instrução jurídica dos Juízes Federais Dr. Domingos Moutinho e Dr. Felipe Gontijo Lopes.
“Trabalhar no Poder Judiciário Federal foi uma experiência única, principalmente pelo contato com conflitos ambientais de interesse dos produtores rurais de Novo Progresso/PA, tais como desmatamento ilegal, exploração ilegal de ouro e multas ambientais. “.
“Desde o momento que recebi o primeiro processo tive a certeza que usaria tudo que aprendesse para auxiliar o produtor rural contra arbitrariedades”.
Após trabalhar por 1 (um) ano na Justiça Federal sob a orientação da magistratura, resolveu deixar o judiciário para experimentar a visão da defesa e auxiliar na promoção dos direitos e interesses dos necessitados. Assim, iniciou uma nova empreitada na assessoria da Defensoria Pública Federal.
“A justiça é imparcial. Não tem posição. Por outro lado, a advocacia é responsável por empreender todos os esforços para defender o seu cliente, ainda que seja culpado ou responsável pela ilicitude. Desse modo, com a finalidade de ampliar o meu entendimento sobre como funcionaria, na prática, o trabalho da defesa, e, ainda, auxiliar os necessitados que eventualmente litigassem perante a Justiça Federal, deixei o Poder Judiciário para trabalhar na Defensoria Pública”.
Apesar disso, Bruno sentiu que ainda não estava satisfeito, então prestou uma nova prova de seleção de residentes. Agora do Ministério Público Federal.


“Para completar minha formação seria indispensável ter a visão integral da Justiça. Já tinha passado pelo judiciário e sentido o trabalho da defesa. Então, era necessário atuar no Ministério Público Federal, órgão responsável, como é conhecido, pela acusação”.

Leia Também:


 No Ministério Público Federal, conta que atuou na assessoria do Procurador da República, Dr. Gabriel Dalla Favera de Oliveira.


“Durante minha estadia no Ministério Público Federal, a demanda consistia quase que exclusivamente em processos ambientais. Eram inúmeras manifestações em pedidos de indenização e acusações por desmatamento”. 
Assim, Bruno conclui que sua origem é Novo Progresso/PA e que trabalhará pelo bem do produtor rural da região.
“Estudei com afinco durante a minha graduação com a finalidade de construir uma formação jurídica sólida e, desse modo, ter a capacidade de auxiliar com profissionalismo e seriedade quem confiar nos meus serviços advocatícios”. 
Gabriela Vitória da Silva, aprovada no XXXII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, ainda no 9° período da graduação, é filha de Manoel Cruz da Silva, conhecido na região de Novo Progresso como Subtenente Cruz.
Sempre muito estudiosa e dedicada, dizia para todos desde pequena que estudaria Direito.
“Eu tenho uma experiência muito marcante, que levo comigo até hoje. No ensino fundamental, sempre que os professores passavam uma tarefa, eu era a primeira da turma que entregava. Até que uma professora, certa vez, quando eu fui até a sua mesa para mostrar a tarefa e receber um visto, disse assim: “não precisa mostrar a sua tarefa, Gabriela, eu conheço àqueles que elegi”. Eu carrego esse dia como um símbolo para lembrar do meu esforço nos estudos”.
Quando completou 16 anos, mudou-se para Santarém com sua mãe Beatriz da Silva e seu irmão Bruno Denner, enquanto seu pai permaneceu em Novo Progresso no comando do destacamento militar de Castelo dos Sonhos.
Iniciava, em Santarém, uma saga de 5 (cinco) anos nos corredores da faculdade de direito, que chegou ao seu fim com a sua colação de grau, no dia 20/1/2022.
Nesse período como graduanda, Gabriela atuou no gabinete da Promotoria de Justiça do Estado do Pará em Santarém, desenvolvendo funções de assessora de Promotor de Justiça.
“Minha vocação, se posso dizer assim, é atuar em processos criminais. Na Promotoria de Justiça do Estado do Pará eu resolvi qualquer dúvida que poderia ter sobre me especializar em questões criminais”.
 Em seguida, aprovada no processo de seleção de residentes da Defensoria Pública Federal, Gabriela assistiu o Defensor Público Federal, Dr. Roberto de Gusmão, e contribuiu com a defesa de inúmeros casos criminais.
“Não é possível dizer com certeza quantos processos atuei na Defensoria Pública Federal. A Defensoria não é um escritório de advocacia convencional. É um órgão de massa. Com infinita demanda. Adquiri vasta experiência prática na Defensoria Pública. Sou muito grata por isso”. 
Gabriela ainda participou da seleção de residentes jurídicos do Ministério Público Federal, alcançando o 3° lugar na lista geral, mas optou por ficar na Defensoria Pública Federal.
“Apesar de ter sida aprovada nas provas de seleção, decidi permanecer na Defensoria Pública, por entender que continuar na Defensoria significaria maior especialização na defesa criminal”. 
Ao final da graduação, Gabriela foi laureada como a melhor acadêmica do curso de direito da Universidade, condecorada em cerimônia solene, no dia 11 de agosto de 2021.
“Recebi uma ligação inesperada da Universidade. Disseram que eu era a melhor acadêmica da Universidade, por causa das minhas notas. No dia da cerimônia, quando chamaram meu nome, foi indescritível. Senti, naquele momento, que todo o esforço estava recompensado”.
Essa é a história de um jovem casal progressense que pretende atuar na região de Novo Progresso/PA e trabalhar pelo bem dos produtores rurais da região.

FONTE/CRÉDITOS: Repórter/Sub Tenente Cruz

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Repórter Invisível
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR